terça-feira, 23 de março de 2010

Especial Dia da Mulher: "As Mulheres na República"

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, decorreu na Biblioteca uma exposição alusiva a este tema. Esteve patente a exposição “Mulheres em Seia no Séc. XX”, gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Seia.

Decorreu, ainda, uma outra exposição intitulada “As Mulheres na Republica”. Destacamos o papel da Maria Veleda, Adelaide Cabete, Ana Castro Osório, Carolina Ângelo, entre outras, as quais defenderam a educação das mulheres, o sufrágio feminino e lutaram pelos direitos da cidadania tão fervorosamente defendidos na Republica. Enquadrado nesta exposição, os alunos participaram no concurso “As Mulheres na República”. 

Actividades da Semana da Leitura



A Semana da Leitura é sem dúvida um momento de festa para os mais pequenos. É bem evidente, o interesse que os alunos demonstram pelas variadas actividades, que todos os anos se desenvolvem na escola.
No Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão, esta semana foi vivida em pleno e foram dinamizadas várias actividades interessantes e variadas, que foram ao encontro do mais importante… os nossos alunos.
Para além da Feira de Livro, que é prática comum nesta semana, há outras actividades não menos importantes … a leitura de histórias feita pelos pais e avós; a leitura em duas línguas; a leitura de histórias no lar de idosos; a “maratona da leitura” e a criação da “História Andarilha”. Para além destas, tivemos acções de formação direccionadas aos alunos com temas da actualidade, contadores de histórias e actividades mais práticas como ilustrar uma história.
Como se trata de um Agrupamento, pretendeu-se envolver, também, as crianças dos Jardins de Infância e os alunos do 1.º Ciclo. As Educadoras, juntamente com as suas crianças desenharam numa tábua a capa do livro trabalhado na sala, para depois ser transformado num puzzle. Aos alunos do 1.º Ciclo foi proposto um desafio! Para além de trabalharem uma história … em vários locais do estabelecimento foram colocadas 5 peças de uma história e estas foram encontradas através de respostas a um enigma. A sexta peça encontrava-se na biblioteca e, no fim, os mais pequenos construiram o puzzle.
Com carácter mais lúdico, tivemos peças de teatro e um peddy paper. É claro que, não podemos esquecer os Encarregados de Educação. Estes tiveram oportunidade de participar no “Serão de Livros”… momento de encerramento da” Semana da Leitura”.

Almoço com "Alice Vieira"







O Grupo de Teatro foi a Santa Comba…

Fomos a Santa Comba…
Ainda durante a Semana da Leitura, o grupo de alunos do Clube de Teatro dramatizaram as peças “ A Tartaruga que queria Dormir” de Roberto Aliaga e Alessandra Cimatoribus e “O Menino de Cor”. Fizeram a sua apresentação aos alunos de Santa Comba.

“A Tartaruga que queria dormir”
“Era uma vez uma tartaruga muito ensonada. Tinha tanto sono que ia dormir o inverno todo!” Mais uma história da OQO, a começar pelo velhinho mas sempre actual “Era uma vez” e carregada de rimas, repetições, enumerações e jogos de onomatopeias, que os vão prender à leitura (ou à audição da história).
A tartaruga queria sossego mas tinha demasiados amigos. Tantos amigos que não conseguia o silêncio necessário ao seu sono de meses. Uma história perfeita para explicar às crianças a importância do sossego para um sono descansado. Pode ser que, depois, elas se convençam a dormir.

Dez Amigos

As alunas e as professoras da Unidade Multideficiência também participaram na Semana da Leitura, em parceria com a Biblioteca.
Desenvolveram actividades de motivação para a leitura.
As alunas Daniela e Raquel com a ajuda das respectivas professoras apresentaram a história, “Dez Amigos”.

As alunas mostraram grande motivação no desenvolvimento da actividade.




CONCERTO DA LEITURA


      

Actividades desenvolvidas depois da leitura e interpretação da obra
1º/3º Ano
Zé a declamar o texto
Camila a ler "Devagar
Susana a ler a “A Chorar”


Realização de uma Prancha de Leitura
Ficha de Leitura


Visita da Prof. Filomena Rodrigues à Escola Básica de Santa Marinha


   
Ainda na Semana da Leitura, a Formadora Residente do PNEP no Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão, Prof. Filomena Rodrigues, em articulação com as Professoras do 1º Ciclo e com a Educadora do Jardim de Infância de Santa Marinha, fez uma pequena apresentação da História “O Grufalão”. 

Calhou bem esta actividade pois os alunos dos 2.º e 4.º anos da professora Isabel já tinham trabalhado anteriormente a mesma história. 

São sempre muito interessantes estas parcerias.

Semana da Leitura na Escola Básica de Santa Marinha

EXPRESSÃO PLÁSTICA: ORIGAMI DO SAPO E DA SUA APAIXONADA




A vinda de uma mãe à escola, ler alguns poemas do livro “Poemas de Mentira e de Verdade”, de Luísa Ducla Soares

“A Matemática é uma coisa mesmo muito divertida...!”

Nós também lá estivemos…

No passado dia 12 de Março, os alunos do 1.º Ciclo da escola sede foram convidados para estarem presente no auditório do CISE, para a apresentação do mais recente livro “Desarrumar” de Margarida Fonseca. A escritora Margarida Fonseca quis passar aos alunos do 1º Ciclo que  a Matemática é uma coisa mesmo muito divertida...!
O livro “DESARRUMAR” destina-se aos alunos de 5 a 8 anos, é uma história que procura incentivar os pequenos leitores a descobrir, de uma maneira divertida, o papel que a Matemática tem na organização dos espaços. É por isso um bom instrumento de trabalho para educadores e professores, com o qual poderão ajudar as crianças a lidar com as formas, os conceitos geométricos e as cores.














A Semana da Leitura no Jardim-de-infância de Pinhanços


Aqui fica o registo da participação das crianças do Jardim de Infância de Pinhanços. 
E acreditem que foi bem participante. 
As Crianças criaram o cartaz alusivo à semana, convidaram os Pais a lerem uma história no jardim, criaram o puzzle da Zebra Camila, deslocaram-se à escola sede para dialogarem com o convidado Nuno Gouveia e ainda desenvolveram uma actividade em parceria com os alunos do 1.º Ciclo.

Muito activas, estas crianças.

A Zebra Camila …


As crianças do Jardim de Infância de Pinhanços aceitaram o desafio que a equipa da Biblioteca lançou para a Semana da Leitura, transformarem capa de um livro num puzzle. 
Assim, as crianças escolheram o livro “A Zebra Camila” de Marisa Nunez. Ali, no fim do mundo, no país onde o vento dá a volta vivia uma pequena zebra chamada Camila. Como naquele sítio o vento era tão revirado, Camila tinha de andar com muito cuidado, para não perder as suas roupas... ...Um dia, ao sair de casa, o vento bandido levou-lhe sete riscas do seu vestido. Uma aranha, uma serpente, o arco-íris e uma cigarra, entre outros animais do bosque, ajudarão Camila a esquecer as suas penas.

Depois de terem escolhido o livro, cada uma das crianças desenhou a sua zebra num papel e depois cortaram para criarem o seu puzzle. Mas em conjunto e com a ajuda da Educadora Maria dos Anjos desejaram a Zebra num pedaço de madeira e pintaram. vejam o empenho destas crianças. 

Parabéns!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Visita ao Lar Fundação Aurora Borges



Integrada na Semana da Leitura, alguns alunos do 7.º B fizeram uma pequena visita ao Lar Fundação Aurora Borges. Quiseram presentear um público diferente do habitual com um pequeno excerto “A Lua é Mentirosa” do livro “História Breve da Lua” de António Gedeão.
Esta história foi adaptada pelas alunas em conjunto com a professora Guida (que as ensaiou tão bem). 
Toda a história resume-se a uma professora que pretende ensinar às suas alunas as fases da lua. Diz-se que a lua é mentirosa porque quando esta desenha um C no céu em vez de estar a Crescer está a minguar (decrescer), e quando forma um D
em vez de decrescer está a crescer!

Acreditem que foi uma experiência muito calorosa para as alunas.

Manifestamos, desde já, a boa recepção que a Dr.ª Rita nos dispensou.
Obrigada!

A lesma constipada - Bruno Santos


Coube aos alunos do 1.º Ciclo da escola sede a exploração da obra "A lesma constipada" de Bruno Santos.

Esta fábula fala-nos de uma lesma sonhadora e ambiciosa.
Vive permanentemente constipada, e tenta resolver este problema comprando um abrigo; só que a sua ambição cega-a! Não se contenta com um simples atrelado como o do caracol, quer um "estupendo" que acaba por comprar à tartaruga. Ao tentar deslocá-lo perde as forças e desmaia. O médico escaravelho esclarece-lhe o seu problema: o que a atormenta não são as constipações, mas sim, uma enorme alergia à alface!!!
Basta-lhe mudar de alimentação e, quanto ao atrelado... porque não alugá-lo para casamentos e baptizados?!
Gostámos muito da história e da sua ilustração!

Moral da História: "Quem tudo quer, tudo perde." ou "Quem ao mais alto quer subir, mais fácil é de cair."